Voltando
em viagem no tempo, o ano era 1993. Na época reinavam a Nintendo e a Sega, e
quando muito você via um console mais caro, como o Neo Geo aparecer com seus
games poderosos de luta, mas até então os consoles eram em tanto “brinquedos”.
Não havia muita interatividade e algo multiplayer, que envolvesse vídeos,
música, fotos e uma jogatina mais adulta ou de games mais parecidos com os
árcades ou mesmo jogos de computador. Os consoles de 16 bit como Mega Drive e
Super Nintendo não davam conta de novos jogos de PC em suas conversões. Já
havia um Sega CD, que trazia a nova mídia ao mundo dos games, mostrando que a capacidade se ampliaria no
armazenamento, e as músicas e vídeos viriam para ambientar com mais realidade
os games. Eis que surge o REAL, mais conhecido como o 3DO, e “Dave Needle e RJ Mical são nomeados como
co-inventores da Máquina. A Needle e a
Mical trabalharam anteriormente na equipe de design do computador Amiga
original e no design do sistema de jogos portáteis Atari Lynx. A empresa do NTG (New Technologies Group)
projetou a maior parte da tecnologia / hardware 3DO”. Mas quem teve papel
decisivo no 3DO foi o cara fundador da Eletronic Arts, Trip Hawkins, e assim
surge o primeiro verdadeiramente console de 32 Bits, com cara que seria passada
para depois o Sega Saturn e Sony Playstation, que converteram muitos jogos com
poucas alterações para suas plataformas. Ganhei meu 3DO em 1995, e após o Mega
Drive, achei que era um opção, haja vista achar que Super Nintendo não era
muito superior nos jogos que o Mega.
Mas
e os jogos de 3DO? Ele trouxe alguns jogos verdadeiramente inovadores
graficamente, e outras boas conversões de Arcade, como Super Street Fighter 2
Turbo, e Samurai Shodown. Também teve o
primeiro The Need for Speed, jogo que na época apresentava um realismo nunca
visto em games de carro ou corrida, bem como trouxe o Road Rash, que depois
seria levado a Playstation e Saturn, sem alterações. Mas isso 2 anos ou mais
antes de outros consoles de 32 Bit, então o 3DO era revolucionário e
visionário, mostrando algo que nem os PC da época conseguiam reproduzir, pois
seria feito em especial para jogos. Mas o que me encantou na época foram os
jogos de tiro em vídeo interativo, e um que falou alto foi Mad Dog, que eu
havia visto em máquina de Arcade na praia um ano antes de ter meu console. Essa
talvez seja uma reclamação, pois muitos games do 3DO eram de vídeo interativo,
mas se deve lembrar que isso é da época do Vídeo Cassete, e assim ele começou a
situação de vídeo digital muito antes de surgirem DVDs e Blue-Rays. Também basta lembrar que na época apenas
havia os consoles de 16 Bit, bem como jogos limitado ou inferiores aos originais,
em outros consoles. Já no 3DO se podia jogar um Mega Race igual ao de
computador, um Mad Dog igual ao de árcade, um Alone in the Dark igual ao
computador, e assim por diante. Mega e Super Nintendo não podiam ter esses
jogos, e no caso do Sega CD, possuíam jogos com menos cores, e ainda com tela
reduzida em seu tamanho, o que trazia perda considerável de qualidade e nas TVs
antigas, de geralmente 14 polegadas, pequenas, de visibilidade do jogador. Um
jogo que nem Killing Time impressionava por trazer vídeos dentro do jogo, em
tempo real, junto a ambiente 3D renderizado. E muito jogo do 3DO foi apenas
passado ao Saturn e ao Playstation, sem alterações, o que provou que o 3DO
tinha qualidade, e que não foi um fracasso, a não ser pelo seu preço alto e por
batear apenas tardiamente esse detalhe, com seu modelo Fz 10, o qual foi o que
eu tive. E ainda os jogos de esporte da
Eletronic Arts, que eram em 3D, com giros, gráficos diferentes daqueles vistos
em 16 Bit, e que sempre fez bons jogos. Também o 3DO tinha a vantagem de se
ligar diversos controles um no outro, facilitando o multiplayer, e tinha
memória interna, não precisando de memory card. Um jogo bom que não vi em outro
lugar e achei uma pintura é Demolition Man, que mistura Doom, Mortal Kombat e
jogo de corrida em um só, com imagens reais semelhantes e com atores do filme.
Um
capítulo que se abre é no fim do 3DO, em 1996, de modo que na época ainda se
falava do acessório M2, ou do 3DO2, inclusive com uma lista de jogos a ser
lançada para esse novo console, que concorreria com o Nintendo 64, e não mais
apenas com Sega Saturn ou Playstation, sendo de longe superior, e já com
filtros de imagem e polígonos sem serrilhamento ou quebras gráficas, a
semelhança do se viu no próprio Nintendo 64, mas em DVD. Sim, o M2 do 3DO seria
em DVD, antes mesmo do PS2, sendo mais uma revolução ou inovação. Se os
gráficos eram ou não como foi mostrado no vídeo de apresentação nãos e sabe,
mas tudo indica que ele seria capaz de fazer algo semelhante, haja vista que
era a cara dos gráficos de 3DO. Geralmente o que era vídeo de CG pré-renderizado
em um console acabou sendo processado em tempo real em outro de geração
seguinte, como ocorreu com o PS2 em relação ao PSX , e com o M2 poderia ser
possível em relação ao 3DO. Mas a empresa decidiu que seria complicado
continuar no mercado dos games e não acabou levando pra frente o M2, mas era
uma história de sucesso, como disse Trip Hawkins, tanto que o M2 era uma
realidade já pronta. A qualidade do 3DO gráfica fica ainda superior em alguns
games em relação mesmo a Playstation e Saturn, como em Gex, Road Rash, Space Hulk, , Shok Wave, Sailor Moon e outros. Também há
bons jogos coreanos do 3DO, com a marca LG, então sua biblioteca não era tão
ruim, e ainda mais se em comparando com o com um Atari Jaguar, que poderia ser
seu concorrente na época. Fato é que o 3DO foi pouco conhecido era sim um
console revolucionário, estando a frente do seu tempo.
Especificações:
•
Processador RISC de 32 bits e 12,5 Mhz (ARM60) feito por máquinas RISC
avançadas (aproximadamente equivalente a um 25Mhz 68030)
•
Resolução de 640 x 480 pixels em 16,7 milhões de cores
•
Dois coprocessadores de vídeo acelerados com os seguintes recursos:
◦ Taxa de clock de 25Mhz.
◦
Capaz de produzir de 9 a 16 milhões de pixels reais por segundo (36-64
Mpix / seg interpolados), distorcidos, dimensionados, girados e mapeados por
texturas.
◦
Capaz de mapear um bitmap retangular em qualquer polígono arbitrário de
4 pontos.
◦
Os bitmaps de origem de mapa de texturas podem ser 1,2,4,6,8 ou 16 bits
por pixel e são compactados por RLE para uma combinação máxima de alta
resolução e pequeno espaço de armazenamento.
◦
Suporta transparência, translucidez e efeitos de sombreamento de cores.
•
Processador de sinal digital (DSP) personalizado de 16 bits com os
seguintes recursos: ◦ Projetado
especificamente para mixar, manipular e sintetizar som com qualidade de CD.
◦
Taxa de clock de 25Mhz.
◦
Arquitetura CISC com pipelines.
◦
Tamanho de registro de 16 bits.
◦
17 canais DMA separados de 16 bits de e para a memória do sistema.
◦
Na instrução de chip SRAM e registre a memória.
◦
Processamento interno de 20 bits.
◦
Filtragem especial capaz de criar efeitos como som 3D.
•
BUS separado para atualizações de atualização de vídeo (VRAM é dual
portado)
•
Velocidade de BUS super rápida (50 megabytes por segundo)
•
Co-Processador Matemático projetado pela NTG para acelerar as operações
de matriz de ponto fixo. (Nota: Este não
é * o ARM FPA)
•
Unidade de CD-ROM com os seguintes recursos: ◦ 320ms de tempo de acesso
◦
Transferência de Dados Duplaspeed 300kbps
◦
Buffer de 32kbyte
•
2 megabytes de DRAM
•
1 megabyte de VRAM (também capaz de manter / executar código e dados)
•
1 megabyte de ROM
•
36 canais DMA separados para processamento rápido de dados e uso
eficiente de barramento
•
2 portas de expansão: ◦ 1 porta
de E / S AV de 68 pinos x 1 de alta velocidade (para cartucho FMV)
◦
1 porta de expansão de E / S de 30 pinos x 1 de alta velocidade
•
1 porta de controle, capaz de encadear em série até 8 periféricos
•
Sistema operacional de 32 bits multitarefa
•
Som estéreo de 16 bits
•
Taxa de amostragem de som de 44,1kHz
•
Suporta totalmente o som surround Dolby (tm)
•
Bateria SRAM de 32kb suportada
•
Atualizável
Fontes:
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